blog Carreira Segura
Carreiras no mercado de seguros

Seguro rural cresce no Brasil

Fonte:

ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS

20 de fevereiro de 2018

Olá leitores!

Hoje vamos falar um pouco sobre o seguro rural, um dos instrumentos mais importantes de política agrícola e fundamental para a modernização tecnológica da agricultura. Ele protege o produtor contra perdas causadas por fenômenos adversos da natureza até o limite máximo de indenização contratado.

Além da atividade agrícola, o seguro rural também abrange a atividade agropecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercializar a produção e o risco de morte dos produtores. É composto por uma série de modalidades: agrícola, pecuária, aquícola, de benfeitorias e produtos agropecuários, de penhor rural, florestas, de vida do produtor rural, e de cédula do produto rural.

De acordo com esta matéria publicada no jornal Estado de S.Paulo, em 2017, a venda das apólices para proteção de lavouras cresceu 4%, atingindo a cifra de R$ 1,8 milhão. Considerando todos os tipos de seguro rural, o mercado cresceu 13% no ano passado, chegando a R$ 4,1 bilhões.

Produtores agropecuários procuram cada vez mais pelo seguro, contribuindo para o rápido crescimento da carteira. Em 2018, estima-se que a expansão será de 10%, número que vem fazendo empresas nacionais e estrangeiras investirem neste segmento.

Com tantos dados positivos, o seguro rural se torna um nicho bastante promissor. O campo pode, então, abrir portas para quem deseja construir carreira no setor. Pesquise, estude, especialize-se!