blog Carreira Segura
Carreiras no mercado de seguros

A Internet das Coisas e o mercado de Seguros

Fonte:

ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS

07 de junho de 2018

A inovação digital está cada vez mais presente na vida das pessoas e empresas. Um dos novos conceitos nessa área é o da “Internet das Coisas” (em inglês, Internet of Things – IoT), uma verdadeira revolução tecnológica que pretende conectar itens de uso cotidiano à rede mundial de computadores.

Atualmente, é frequente vermos eletrodomésticos, meios de transporte e até roupas conectados à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. A ideia é convergir mundo físico e digital por meio de dispositivos que se comunicam entre si, com data centers e as nuvens.

Mas o que isso tem a ver com o mercado de seguros? De acordo com estudos e especialistas, a Internet das Coisas vem se popularizando e começa a influenciar seguradoras e Insurtechs para o lançamento de novos modelos de seguros. O desafio das companhias é adequar a tecnologia aos seus produtos, passando a oferecer novas experiências e possibilidades aos segurados.

Ou seja, parte do impacto da Internet das Coisas será na criação de produtos personalizados, desenvolvidos de acordo com as preferências e necessidades dos consumidores.

Um dos exemplos está no ramo de Seguro de Automóveis. Com veículos conectados, as seguradoras podem avaliar riscos e perfis de contratação e, assim, precificar de maneira mais assertiva e oferecer coberturas totalmente personalizadas.

A tecnologia vem tomando forma no setor e ainda tem muito campo para se expandir. Para acompanhar e não ficar para trás, é necessário se manter antenado, informado e atualizado sobre os efeitos dessas mudanças no mercado. Fique de olho!