blog Carreira Segura
notícias no mercado de seguros

Modalidade do seguro D&O crescerá em 2018

Fonte:

Época Negócios

08 de fevereiro de 2018

Olá leitores!

Vocês conhecem o seguro POSI? A sigla em inglês POSI corresponde a um tipo de apólice chamada de Public Offering Securities Insurance, que é uma modalidade do seguro D&O. De acordo com esta reportagem publicada no portal da revista Época Negócios, a cobertura protege as companhias em casos de abertura de capital na bolsa de valores.

As apólices resguardam os emissores de eventuais prejuízos por erros nos prospectos ou até mesmo por informações imprecisas ou incompletas que venham a ser ventiladas em reuniões de executivos com o mercado. A vigência da apólice é de cinco anos e a importância segurada varia entre 10% e 20% do valor da captação.

O seguro POSI chegou ao Brasil em 2007, quando aconteceu o último grande movimento de aberturas de capital no País. Na época, a responsabilidade civil de administradores ganhou holofotes em meio ao desenvolvimento das apólices de D&O, que cobrem os erros dos executivos.

Apesar de ser conhecida há onze anos, a comercialização do seguro POSI ainda é tímida no Brasil. Porém, segundo especialistas, o ano de 2018 traz um grande potencial de crescimento para a modalidade. A justificativa é que as empresas estão mais preocupadas em mitigar seus riscos e blindar executivos de reclamações de investidores insatisfeitos.

Para as seguradoras, o mercado POSI é de grande potencial, visto que as expectativas diante de um cenário de taxas de juros na mínima histórica e economia em recuperação devem impulsionar a ida das empresas brasileiras à bolsa.

Assim, espera-se uma significativa expansão do seguro POSI, que tende a se tornar um novo nicho a ser explorado!